segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Oscar 2009: Como esperado, o filme-rave de Boyle bombou!

Slumdog: o grande vencedor

O Oscar é um espetáculo que desperta um bizarro interesse, muito pelo seus poucos mas marcantes momentos-surpresa, seja em alguns discursos de vencedores ou ,como foi o caso ontem, na aparição de Ben Stiller satirizando Joaquin Phoenix (o chiclete sobre o púlpito), ou mesmo o curta de Judd Appatow, engraçadíssimo, com maconheiros fazendo chacota de O Leitor e Dúvida, com aparição especial do diretor de fotografia favorito de Spielberg, o polonês Janusz Kaminski.

A cerimônia parece ter diminuído em espaço e pompa, mas a sensação de tempo arrastado continua. Hugh Jackman competente como host, mas foi difícil superar a acidez e astúcia de Jon Stewart. E quando vão deixar Spielberg descansando na sua casa de veraneio e chamar outro para entregar o prêmio de melhor filme? Clichê cansado, esse. E nada mal os cinco apresentadores das categorias de atuação dando discretas lições aos concorrentes.

Outra boa piada (como usualmente é) foi a apresentação das canções, três concorrendo, duas delas pelo mesmo engodo que é o novo filme de Danny Boyle. Uau, será que Peter Gabriel vai ganhar por Wall-E!? Pior de tudo foi ignorarem sumariamente Bruce Springsteen com sua canção The Wrestler, para outro ainda mais injustiçado que foi o novo e magnífico filme de Aronofsky, O Lutador. Sean Penn merecido como ator, mas nos poupou de um discurso com alto potencial de interesse e divertimento que seria o de Mickey Rourke

A farofada foi mais previsível no anúncio do vencedor por direção, Danny Boyle, o cineasta-DJ que realizou a festa rave temática com decoração indiana que é Slumdog Milllionaire (Quem Quer Ser o Milionário por aqui, programa que, no filme, é apresentado pelo que me pareceu o Murilo Benício indiano – bem menos sonolento, claro), premiado como melhor filme.

No fim, é sempre interessante e engraçada (involuntariamente, às vezes) essa mistura toda que os Academy Awards oferecem, anualmente, do previsível com o inusitado.

And so on.

2 comentários:

  1. Murilo, Slumdog Millionaire funciona bem até a sua metade. Principalmente a parte infantil, que chega a encantar em alguns momentos. Mas dos 5 indicados é um dos que menos gostei. Prefiro Frost/Nixon ou O Lutador. Slumdog pra mim é filme de momento devido à crise mundial, aquela coisa da esperança, etc. Daqui a alguns anos ninguém vai lembrar dele assim, não a ponto de justificar tanto prêmio, entende? Eu até gosto do filme, mas vejo muita coisa por trás além da "pura" qualidade do mesmo. O que vc achou de Slumdog? Abs.

    ResponderExcluir
  2. Então Murilo, concordo em muitas coisas com vc a respeito de Slumdog. Vc disse que gostou dos créditos finais, certo? Vc quer dizer naquela parte da dança que faz uma homenagem a Bollywood, é isso?

    ResponderExcluir