quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Os primórdios de Francis Coppola

Demência 13: um exercício de estréia digno do mestre Coppola


Em 1963, Francis Ford Coppola, a mente brilhante por trás dos monumentos O Poderoso Chefão, Apocalypse Now, era apenas um assistente de Roger Corman, famoso produtor e diretor de filmes de baixo orçamento, quando o mentor o deixou usar o mesmo set e elenco no qual estava realizando um filme na Irlanda (The Young Racers, 1963) para dirigir Demência 13 (Dementia 13, no original), um curto e modesto filme de terror, que conta com William Campbell, Luana Anders e Patrick Magee (que anos mais tarde marcaria a década de 1970 fazendo o escritor Alexander, que tinha sua casa invadida e sua esposa estuprada pela gangue de drugues de Laranja Mecânica). Escrito também por Coppola (neste filme é creditado sem o "Ford"), à época com seus 24 anos, é a história da família Haloran, que vive em seu castelo na Irlanda. Sentindo a falta da filha Kathleen, morta afogada num lago da propriedade, eles cumprem um ritual ano após ano, em homenagem à falecida. Ao mesmo tempo, há um assassino a solta, uma mulher que busca uma herança (a abertura do filme é espetacular na sua extrema simplicidade) e o médico da família, Caleb (Magee), que desconfia de tudo. É a estrutura mais básica possível, mas tudo é cumprido com dignidade pelo diretor estreante, que já mostra seu talento na composição de planos e na condução de suspense. A música também tem aqueles acordes típicos, ao estilo de Psicose. Para um exercício de estréia, maravilha. Não é só curioso, mas muito divertido e gratificante. Até porque Corman também deu uma mãozinha a outro monstro sagrado do cinema americano de hoje: produziu Boxcar Bertha (1972), o primeiro longa-metragem de nada mais nada menos que Martin Scorsese.

Update: Caramba, só agora percebi a tremenda mancada quanto ao primeiro fime do Scorsese. Tava delirando, desculpem. Esse é o que Corman produziu, mas o primeiro, como bem lembrou Daniel, é Quem Bate à Minha Porta?

2 comentários:

  1. Mas o primeiro longa do Scorsese foi QUEM BATE MINHA PORTA?

    E esse DEMÊNCIA DO COPPOLA eu vi há MUITO anos, quando eu tava descobrindo o diretor. Eu achei assustador pra caralho na época, mas preciso rever, eu ere um pré-adolescente. Ano passado eu finalmente vi YOU'RE A BIG BOY NOW, e assim como a maioria de seus filmes fora eixo-chefão-apocalypse-conversação, uma joía rara e subestimada. Um filme delicioso. Depois ele faria a obra-prima q ninguém viu tb, CAMINHOS MAL-TRAÇADOS. Road-movie intimista soberbo com JAMES CAAN fazendo um cara meio lerdo da cabeça e o DUVALL um policial sacana.

    ResponderExcluir
  2. Vi DEMENTIA 13 esses dias, também achei legal. Ao contrário de muitos outros, não me enchi de altas expectativas e me deixei levar pelo bom clima do filme.

    ResponderExcluir