sábado, 6 de fevereiro de 2010

Quando uma locadora ganha pontos

Agora há pouco, a primeira coisa que dou de cara quando entro na locadora é James Coburn numa de suas demonstrações de força em Quando Explode A Vingança, clássico de Sergio Leone. As TVs que poderiam muito bem estar sendo subutilizadas como comercial de A Proposta ou merda que o valha, estão lá, exibindo orgulhosamente no recinto praticamente vazio, o filme do mestre italiano. Escolher calmamente os filmes enquanto se escuta o indefectível Ennio Morricone na trilha é bem prazeroso. Não bastasse o acervo de pérolas como Os Profissionais, Gata Em Teto de Zinco Quente, de Richard Brooks, Os Abutres Têm Fome, de Don Siegel, O Enxame, de Irwin Allen, entre centenas de outros. A sacola saiu só com 5 títulos, porque me contive.

P.S.: O post saiu com uma cara indisfaçável de 'como se empolgar com coisas simples'. Alegria cinéfila é isso!

5 comentários:

  1. Yeah! Tb adoro me empolgar com essas pequenas coisas. E sempre procuro elogiar para as pessoas dessas lojas não pensarem que não existe outros como ele nesse país que admiram as boas coisas da vida. hehe.

    ResponderExcluir
  2. Fazia tempo que não ia nessa locadora em específico, e já tinha elogiado o pessoal pelo acervo foda e tal. Mas ontem foram além, nunca imaginaria Leone passando num lugar onde a maioria passa longe da sessão de clássicos. Só deles reservarem uma prateleira razoavemente grande e exclusiva pra westerns, já me ganharam, hehe. E depois ver James Coburn, Rod Steiger...não tem preço! Ainda há um pingo de esperança! hehe

    ResponderExcluir
  3. Murilo, qual é a locadora?

    Realmente seria muito mais interessante e culturalmente relevante se as vídeo-locadoras valorizassem e expusessem mais as obras consagradas do cinema, que para o maior público das locadoras são desconhecidos, assim estimulando e possibilitando que uma parte inteligente e curiosa que frequenta essas lojas venha a ter a oportunidade de ter contato com grandes e "esquecidos" filmes.

    Você tem conta no TWITTER?

    Abraço

    João Henrique Martini de Souza

    ResponderExcluir
  4. Fala, João! Valeu pela visita.

    Então cara, é a Megamil aqui de Americana. O interessante também, é que a seção de super-lançamentos fica quase escondida na loja, sendo que todo o 'miolo' dela é abarrotado de clássicos, de ação, western (uma seção excusiva, coisa que nunca tinha visto em locadora). Boa parte do pessoal que vai lá talvez não imagina as preciosidades que eles tem. E não falo só de cinema americano dos anos 30, iranianos etc (tipo de filme que muita gente fala que é só pra 'cinéfilo', filmes-cabeça, essas coisas). Garanto que se se a maioria quebrasse com esse preconceito de que não alugam 'filme velho', etc iam encontrar muita coisa boa lá, desde os clássicos de ação com Al Pacino, como o Um Dia de Cão, ou faroestes com o Clint Eastwood. Filmes tão ou mais empolgantes quanto os tais 'blockbusters' de hoje. Hoje mesmo vi um com a minha mãe, que não é lá muito fã de cinema, Caçada Humana (1969), com o Marlon Brando, e ela amou; ou mesmo o Oldboy, filme coreano, que meu pai ficou meio receoso no início ("pô, filme coreano?!") e no fim disse que foi um dos melhorres fimes que ele tinha visto. É só questão de quebrar o paradigma do 'filme p%b', 'filme antigo', etc. Claro, da mesma maneira que há lixo norte-americano, há muita porcaria européia (talvez até em maior quantidade), muito filme ruim na década de 50, 60 e tal. Se as pessoas ousassem um pouco mais nisso, iam ficar abismadas com as jóias que elas encontrariam.

    Então, quanto ao Twitter ainda não fiz, mas tô pensando seriamente em abrir uma conta, hehe

    Abraço, cara!

    ResponderExcluir
  5. * corrigindo, Caçada Humana é de 1966.

    ResponderExcluir