domingo, 10 de maio de 2009

Imagens (1972), de Robert Altman

Uma pérola um tanto obscura de Altman esse Imagens (1972), um belo exercício de gênero de um mestre que viria por a linguagem do cinema de cabeça para baixo com seu multiplot inconfundível (Nashville, da década de 1970 e Short Cuts, década de 1990, os dois exemplos mais notáveis). Na verdade, é difícil falar muito em gênero neste caso, já que Altman realizou um filme que remete muito a Polanski, nesse jogo labiríntico de personagens, e se torna uma obra difícil de ser rotulada. Susannah York, premiada em Cannes pela sua atuação, faz uma escritora que começa a delirar enquanto passa uma temporada numa casa de inverno com o marido.

Altman trata de uma maneira muito rica esse universo imaginário, permeando o filme de sutilezas e se utilizando de uma decupagem especiamente delirante - em especial numa cena em que simula uma orgia entre a personagem de Susannah e seus vários amantes. É o tipo de filme cuja narrativa está em constante "flutuação", que mergulha fundo na mente da protagonista e de suas fantasias alucinatórias. Outro grande trabalho de mise-en-scène de um dos maiores pilares do cinema americano.

4 comentários:

  1. Quero muito ver todos os filmes desconhecidos do Altman do final dos anos 60 até o final dos anos 80 (Estava vendo Popeye esses dias na tv a cabo e simplesmente não sei pq o filme é tão criticado! Deve ser um dos poucos filmes baseados em desenhos/quadrinhos que realmente pegou o espírito de suas obras originais!)

    ResponderExcluir
  2. Vejo que pelo visto eu não assisti... Ainda! Afinal, por sua descrição, me parece um filme muito interessante!!!
    Gde abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Filmaço! Esse eu tive que importar pra assistir. Viva Altman, nessa época ele estava inspiradíssimo! Veja também 3 women e Thieves like Us. Abs!

    ResponderExcluir